Seguidores

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Atunlhada delícia!!!!!!!

Você já ouviu falar em Atunlhada???? Esta é uma adaptação da tradicional Bacalhoada,  que sai um pouco mais barato que o original..... Isso mesmo atum em lata,  muito bom, diga-se de passagem!!!!!!!!! Uma receitinha muito gostosa e super fácil de fazer. Não esqueça de me contar o que vocês acharam, tá?

Aqui na minha casa e entre amigos faz o maior sucesso. Esse foi o meu almoço de hj.... então vou passar a receita com as fotos do passo a passo do prato.


Ingredientes:

1kg e 1/2 de batatas médias descascadas
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
2 pimentões verdes
2 pimentões vermelhos
6 dentes de alho grande
Azeitonas verdes cortadas em rodelas
2 tomates não muito maduros sem sementes
5 latas de atum sólido ao óleo (eu prefiro o defumado)
Azeite
Sal a gosto

Passo a passo da receita

Corte as batatas em rodelas, nem muito grossas nem muito finas e coloque em uma forma ou refratário, formando uma cama.
Coloque um pouquinho de sal e misture bem a batata (não exagere pois o atum já tem sal)
 

 
Corte os pimentões e o tomate em lascas no sentido do comprimento, a cebola também em rodelas finas e esmague 3 dentes de alho. Distribua parte sobre as batatas, coloque mais uma pitadinha de sal sobre eles.Reserve um pouco para depois.




Regue tudo com azeite.
Abra as latas de atum e vá espalhando sobre os ingredientes anteriores ( não jogue o molho do atum fora....) regue os ingridientes com ele para dar mais sabor.
Agora coloque as azeitonas, mais um poquinho de cebola pimentão e os outros dentes de alho também esmagados sobre o atum. Coloque mais uma pitadinha de sal bem distribuido e regue com um pouco mais de azeite.
Feche com papel alumínio e leve ao forno moderado por pelo menos 40 min. O tempo pode variar dependendo do seu forno, mas fica a dica.... quando você começar a sentir o cheiro é porque já está quase pronto.

Sirva com arroz branco e uma deliciosa e geladinha taça de vinho branco ou me atreveria até mesmo sugerir um vinho rose suave (eu prefiro)

Bom gente!!!! Aprendi esse prato com a minha mãe. Espero que vocês façam e gostem, eu adoro ....
Se fizerem comentem aqui se gostaram ou não, tá?



Obs.: O atum pode ser substituido por sardinha em lata (que é ainda mais barato) ou filé de merluza (nesse caso vc vai precisar de um pouco mais de sal....).

2 comentários:

  1. Oi!
    Deeve ficar muito bom, vou fazer na sexta feira, e depois te conto,
    qual a nota que ganhei do pessoal daqui de casa.
    Um abração.
    Sonia.

    ResponderExcluir
  2. quando recebi o e-mail achei que estava atolada rs Depois vi que era uma receita, vou experimentar com o atum comum, nao gostei do defumado, depois posto como foi. Grata pela receita.

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pesquisar no blog