Seguidores

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Receitinha diferente para o almoço de Páscoa - Atunlhada com arroz branco

O bacalhau está caro? Não gosta? Você já ouviu falar em Atunlhada???? Por sinal eu amo bacalhau. Mas esta é uma opção de prato muito parecido, pra não dizer que é uma adaptação da tradicional  Bacalhoada, só que feita com atum em lata, que sai um pouco mais barato que o original..... Isso mesmo em lata,  muito bom, diga-se de passagem!!!!!!!!! Uma receitinha muito gostosa e super fácil de fazer. Aproveite nesta Páscoa e experimente!!!! Não esqueça de me contar, tá?

Aqui na minha casa e entre amigos faz o maior sucesso. Esse foi o meu almoço de hj.... então vou passar a receita com as fotos do passo a passo do prato. Para uma sexta feira da Paixão nada melhor que um almoço apaixonante....



Ingredientes:

1 1/2 de batatas médias descascadas
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
2 pimentões verdes
2 pimentões vermelhos
6 dentes de alho grande
Azeitonas verdes cortadas em rodelas
2 tomates não muito maduros sem sementes
5 latas de atum sólido ao óleo (eu prefiro o defumado)
Azeite
Sal a gosto

Passo a passo da receita

Corte as batatas em rodelas, nem muito grossas nem muito finas e coloque em uma forma ou refratário, formando uma cama.
Coloque um pouquinho de sal e misture bem a batata (não exagere pois o atum já tem sal)
 

 
Corte os pimentões e o tomate em lascas no sentido do comprimento, a cebola também em rodelas finas e esmague 3 dentes de alho. Distribua parte sobre as batatas, coloque mais uma pitadinha de sal sobre eles.Reserve um pouco para depois.




Regue tudo com azeite.
Abra as latas de atum e vá espalhando sobre os ingredientes anteriores ( não jogue o molho do atum fora....) regue os ingridientes com ele para dar mais sabor.
Agora coloque as azeitonas, mais um poquinho de cebola pimentão e os outros dentes de alho também esmagados sobre o atum. Coloque mais uma pitadinha de sal bem distribuido e regue com um pouco mais de azeite.
Feche com papel alumínio e leve ao forno moderado por pelo menos 40 min. O tempo pode variar dependendo do seu forno, mas fica a dica.... quando você começar a sentir o cheiro é porque já está quase pronto.

Sirva com arroz branco e uma deliciosa e geladinha taça de vinho branco ou me atreveria até mesmo sugerir um vinho rose suave (eu prefiro)

Bom gente!!!! Aprendi esse prato com a minha mãe. Espero que vocês façam e gostem, eu adoro ....
Se fizerem comente aqui se gostaram ou não, tá? Vou ficar devendo a sobremesa..... mas um bom sorvete cai muito bem!


Obs.: O atum pode ser substituido por sardinha em lata (que é ainda mais barato) ou filé de merluza (nesse caso vc vai precisar de um pouco mais de sal....).

Bjks a todos e novamente..... tenham uma Páscoa Feliz!!!!!!!!!!!

4 comentários:

  1. adorei sua receitinha e voce fazer tambem.Uma boa Pascoa .
    lucimarlucinha yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Bá! Vou tentar... mas queria substituir os pimentoes por outra coisa...o que voce sugere?
    Bjs!
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Respondendo ao comentário anterior por aqui mesmo....
    Pois é.... não experimentei fazer sem o pimentão, já fiz com cenouras, brocolis, couve flor, tudo junto e fica bom... mas ele é que dá o gostinho... para ficar mais suave tente usar o pimentão amarelo e o vermelho que tem sabor menos acentuado e mais adocicado que o verde e na hora de comer coloque eles de ladinho, vc não precisa come-los!!!

    ResponderExcluir
  4. Bartira querida, que receita maravilhosa! Obrigada por dividí-la conosco. Desculpe-me pela demora em vir conhecer seu cantinho e seguir. É que ainda não consegui aprender tudo que gostaria para navegar neste espetacular mundo virtual. Muitas vezes passo batido, mas vou caminhando, um passo por vez resolutamente. Amei tudo o que vi por aqui.Beijos

    ResponderExcluir

Postagens populares

Pesquisar no blog